Dicionário de Português da Porto Editora
Tal como temos vindo a fazer referencia, tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto quer em formato digital, quer em formato físico. É desta forma que neste trabalho pretendemos utilizar as técnicas tipográficas e aglutiná-las ao perfil dos heterónimos de Fernando Pessoa.
Assim, começamos por caracterizar cada heterónimo de Pessoa e fizemos uma tabela com o que cada um deles nos transmite, reflectindo sobre os poemas de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Com a análise feita ao estilo e temas dos heterónimos, conseguimos obter ideias para o nosso projecto.
Alberto Caeiro remete-nos para a simplicidade que tão bem o caracteriza, bem como a natureza que é alvo frequente dos seus poemas. É neste contexto que pensamos em utilizar para este heterónimo cores suaves, relacionadas com o ambiente natural e para reforçar o ideal “natureza” desenhamos uma árvore, inspiradas no poema “Não me importo mais com as rimas” do poeta.
Relativamente a Álvaro de Campos e ao seu estilo torrencial e muito expressivo, decidimos usar cores mais escuras e várias letras de diferente tamanhos e espessuras, induzidas na ideia expressa no poema "Ode Triunfal".
No que diz respeito a Ricardo Reis, e devido às temáticas que este aborda (“Carpe Diem”, destino, racionalidade, entre outras), pensamos numa técnica diferente. Na verdade, utilizamos cores suaves nas palavras que dizem respeito aos temas abordados pelo poeta, acima referidas. além disso tivemos em atenção o poema “Segue o teu destino”.

Sem comentários:
Enviar um comentário